BRUXISMO

Se você desperta com dor de cabeça e com os músculos da mandíbula doloridos, é possível que você esteja sofrendo de bruxismo, um ato involuntário de ranger ou apertar os dentes. Além de causar um desgaste anormal da superfície dos dentes, o bruxismo deixa os dentes doloridos e pode levar a disfunção temporo-mandibular, que afeta a articulação da mandíbula e a musculatura da mastigação.

Por ser um ato inconsciente, a maioria dos pacientes que sofre de bruxismo só se inteira da sua condição quando o rangido noturno é ouvido por outras pessoas ou durante um exame dentário de rotina, no qual o dentista nota um desgaste excessivo dos dentes e rachaduras no esmalte. Outros sinais e sintomas sugestivos de bruxismo incluem dor na face, na cabeça e no pescoço.

O dentista é o profissional indicado para fazer um diagnóstico preciso e, se a origem da dor facial for o bruxismo, sugerir o tratamento adequado.

Ao examinar os seus dentes minuciosamente o seu dentista poderá determinar qual é a fonte potencial do seu bruxismo e fazer as seguintes sugestões:

• O uso de aparelhos orais removíveis (placas interoclusais) para dormir. Este aparelho é feito sob medida pelo seu dentista e impede que os dentes superiores se  atritem com os dentes inferiores evitando assim o desgaste dos mesmos.
  • Técnicas que visam promover o relaxamento muscular e diminuir a tensão cotidiana, aplicar compressas na região dolorida, etc.
  • Correção do alinhamento dos dentes de modo a igualar a mordida através da restauração da superfície dos dentes ou do uso de aparelhos ortodônticos.