CUIDADO DE IMPLANTES DENTAIS

Fio dental e escovação interdental

É importante que você remova a placa todos os dias por meio de uma escovação efetiva e do uso do fio ou fita dental. Você deve limpar completamente ao redor dos dentes e dos implantes. Dependendo da fase do seu tratamento, o implante deve ser higienizado conforme orientação do seu dentista.

Imediatamente após a implantação cirúrgica, o local geralmente fica sensível, e você pode ter dificuldade de escovar os dentes na região do implante. Você pode evitar a formação da placa usando antisséptico bucal e cremes dentais antibacterianos.

Fio ou fita dental

O fio dental é um passo muito importante para a remoção efetiva da placa bacteriana entre seus dentes e ao redor do seu implante. O uso do fio ou fita dental pode ser feito em qualquer fase do processo de implantação. Isso deixa sua gengiva saudável e reduz a placa bacteriana nos espaços entre os seus dentes, que são chamados espaços interdentais. A escovação interdental é igualmente importante.

Escovação interdental

Como uma escova normal não alcança os espaços interdentais, você pode usar escovas interdentais, bem como o fio ou fita dental, para limpar os espaços entre os seus dentes. É muito importante limpar os espaços adjacentes ao seu implante dental para que a remoção das bactérias seja efetiva.

Fumar

Este é um dos maiores fatores de risco de complicações relacionadas a implantes. Portanto, é recomendado que você pare de fumar.
Manutenção dos Implantes

Consultar seu dentista regularmente: Você e seu dentista precisam decidir com que frequência as consultas deverão ocorrer, mas geralmente elas ocorrem em intervalos entre três e seis meses. Nessas consultas, seus implantes, dentes e gengiva serão higienizados pelo seu dentista. Em especial, as áreas difíceis de serem alcançadas. A limpeza profissional dos implantes é mais complexa do que a limpeza dos dentes, o que significa que demora mais e exige instrumentos especiais.

A mucosite peri-implantar e a peri-implantite são geralmente indolores por isso os pacientes deixam de notar o desenvolvimento destas doenças. Esta é outra razão pela qual é tão importante as visitas regulares de prevenção ao dentista.