O QUE É RETRAÇÃO GENGIVAL?

O que é retração gengival?

É a perda óssea e o deslocamento da gengiva, provocando a exposição da raiz do dente.

O que ocasiona essa retração?

Existem várias causas:

• Excesso de força durante a escovação e técnica incorreta no uso da escova;
  • Inflamação gengival;
  • Trauma oclusal (força excessiva sobre o dente, causada por má posição dental, ou restaurações com altura incorreta);
  • Restaurações desadaptadas na região gengival;
  • Posição alta dos freios labiais e lingual;
  • Movimentos ortodônticos realizados de maneira incorreta;
  • Dentes apinhados.

A porção do dente que não é coberta pela gengiva é revestida por esmalte dental. O esmalte não possui sensibilidade, somente os tecidos mais internos do dente. Quando ocorre a retração, estas camadas são expostas gerando sensibilidade ao frio e a doces.

Tem relação com a idade?

Uma certa retração gengival generalizada e não seguida de dor é percebida com o passar dos anos e é considerada normal.

Existe tratamento?

Deve-se evitar a evolução desse processo por intermédio de uma escovação adequada, limpeza profissional, ajuste oclusal, remoção de hábitos nocivos, remoção de excessos de materiais restauradores, se houver, e se, for o caso, corrigir a má posição do dente com aparelho ortodôntico.

Muitas vezes essa sensibilidade pode ser controlada com o uso de pastas de dente com agentes dessensibilizantes, ou a região pode ser recoberta com resinas restauradoras.

É possível recobrir a raiz novamente?

Existem técnicas cirúrgicas utilizadas para esse fim, mas os resultados não são totalmente previsíveis e são indicadas quando há absoluta necessidade de estética.

Se não for feita a cirurgia há possibilidade de perder o dente?

A retração por si só não provoca a perda do dente, mas as causas precisam ser eliminadas e não pode haver inflamação.